sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A Copa do Mundo não é nossa!

O Brasil parece que não aprendeu nada com experiências dos Jogos Pan Americanos realizado na cidade do Rio de Janeiro em 2007, que deveria servir de alerta para as outras cidades brasileiras que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014.
O tempo passa rápido, os governos são lentos, o dinheiro é "curto". Nestes megaeventos, sempre aparecem propostas mirabolantes e os políticos, sempre pensando nas próximas eleições, buscam realizar grandes obras que possam exibir nas suas campanhas. Foi exatamente isto que ocorreu no Rio de Janeiro. Foram construídos e reformados grandes centros esportivos, mas nem um metro de acesso viário foi implantado.
Arenas e estádios olímpicos eram imprescindíveis, mas, como geradores de renda, poderiam ter sido construídos pela iniciativa privada, ou pelo menos em parceria com ela. Sem planejamento, as obras não foram licitadas com a necessária antecedência para viabilizar a cronologia dos eventos e tiveram que ser construídas com recursos públicos, a toque de caixa. A prefeitura do Rio de Janeiro não tinha verba para execução dos projetos, dependia do governo estadual e federal. Neste jogo de empurra, conseguiu construir os centros esportivos, mas não investiu no sistema viário e muito menos em saneamento.
Quando visto na televisão, os Jogos Pan Americanos de 2007 foram um sucesso. Passada a festa, os centros esportivos estão subutilizados e a população da Barra da Tijuca, onde foram realizados os jogos, em sua maioria, continua a sofrer pela falta de transporte; os moradores dos bairros em torno das instalações sofrem com a falta de urbanização, de infraestrutura e as lagoas da região continuam poluídas.
Temos uma ótima oportunidade para conseguirmos várias conquistas na modernização deste país se soubermos planejar em tempo hábil, porém parece que não iremos ter muitas surpresas, pois já estamos atrasados. Não se houve falar em infraestrutura, um exemplo claro são os aeroportos, que estão em caos com a proximidade das férias do final de ano. Em uma auditoria realizada recentemente mostrou que nosso sistema viário, portuário e aéreo estão entre os piores da América do Sul, perdendo apenas para o Peru e a Bolívia, tendo o Chile como exemplo de avanços nestas áreas. É claro que é muito mais fácil administrar um Chile que um Brasil, porém acredito que ainda existe uma falta de iniciativa e principalmente vontade política.
Temos condições absoluta de produzir a melhor Copa do Mundo de todas, porém temos que agir o quanto antes porque senão iremos ser a pior de todos os tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRADUÇÃO
In memoriam: My friend Israel
"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."

Martin Luther King Jj.

O que você considera "Atendimento Excelente"?